O Yacht seta-titulo 67º Brasileiro da Classe Snipe

1 – RESULTADOS

Clique e faça download do arquivo PDF com os resultados:

  1. Resultados provisórios 16h21 – 25 de Janeiro de 2016.pdf | FOTOS
  2. Resultados provisórios 14h55 – 26 de Janeiro de 2016.pdf | FOTOS
  3. Resultados provisórios 19h16 – 27 de Janeiro de 2016.pdf
  4. Resultados provisórios 18h04 – 28 de Janeiro de 2016.pdf
  5. Resultados provisórios 18h58 – 29 de Janeiro de 2016.pdf

 


 

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67º CAMPEONATO BRASILEIRO
CLASSE SNIPE

21 a 29 de janeiro de 2016
Salvador – Bahia – Brasil

2 – INSTRUÇÕES DE REGATA

  1. REGRAS

1.1        O Campeonato será disputado de acordo com as Regras de Regata a Vela (RRV) e Regras de                Condução de Campeonatos Nacionais e Internacionais da SCIRA (RoC).

1.2        A regra 66 é alterada como segue, acrescentando-se após a terceira sentença: “No último dia de   regatas, um pedido de reabertura deve ser apresentado:

“Considera-se informada a parte com a publicação do resultado do protesto no quadro de avisos.”

1.3        Em caso de conflito entre o Aviso de Regatas e as Instruções de Regata prevalecem estas últimas.

1.4        O conselho técnico do 67º Campeonato Brasileiro da Classe Snipe é composto dos senhores Breno   Bianchi, Secretário Nacional da Classe, e Mário Eugenio (Medidor Oficial da Classe) que atuará em   questões não previstas e em auxílio a Comissão de Regatas e Comissão de Medição.

1.5       É obrigatório todos os barcos usarem durante todos os dias do campeonato o número de proa   cedido pela organização do evento. A falta deste acarretará em acréscimo de cinco pontos na regata           do dia.

Modificações:

RRV 35 será modificada para estabelecer que barcos que não cheguem em até 20 minutos após o primeiro barco chegar serão considerados DNF sem audiência.

  1. LOCAL

Sede do Evento: Yacht Clube de Bahia.

  1. PROPAGANDA

Será permitida a exibição de propaganda e publicidade nos barcos participantes, de acordo com o Regulamento 20 do RRV-ISAF/2013-2016. Os barcos poderão ser obrigados a exibir propaganda do evento a critério da Organização.

  1. ELEGIBILIDADE E INSCRIÇÕES

4.1 O Campeonato será aberto a todos os barcos da classe Snipe com selo 2016 e velejadores (proeiros e timoneiros) em dia com a SCIRA para o ano de 2016.

4.2 As inscrições deverão ser feitas preenchendo o formulário de inscrição na secretaria do campeonato.

4.3 As inscrições devem ser confirmadas na secretaria do campeonato até 18h do dia 24/01/2016, mediante a apresentação dos seguintes documentos:

  1. BARCOS DE APOIO

Os barcos de apoio deverão ser registrados na secretaria do evento dentro do prazo de inscrição e confirmação da inscrição.

  1. LOCAL DE PERMANÊNCIA

Os barcos deverão ser guardados nos locais a eles designados pela comissão organizadora. Este local será identificado pelo mesmo número do casco. Sua permanência é obrigatória no local do campeonato até o seu término.

  1. PROGRAMA:
Data Hora Evento
 21 a 23/01
23/01
 09:00 às 12:00
11:00
Medições e inspeção
Cerimônia de Abertura
 24/jan  09:00 às 11:00
11:00
14:00
 Medições e inspeção
Reunião de Comandantes
Regata de Abertura
 25 a 29/01  13:00  Regatas
 29/jan  20:00  Cerimonia de Entrega de Prêmios e Encerramento

7.1 Serão disputadas dez regatas.

7.2 Poderá ser corridas até 03 regatas por dia, quando o programa estiver atrasado.

  1. MEDIÇÕES

8.1 Serão realizadas a critério da Organização do evento seguindo as especificações e regras da Classe.

8.2 Cada barco deve apresentar seu certificado de medição válido no momento da confirmação da inscrição e afixar uma cópia na parte trazeira do “cockpit” conforme decisão da Assembléia da Classe realizada no Brasileiro de Aracajú em 2012. Todos os barcos deverão ter o selo da classe (2016) colado no casco e passarão pelas seguintes medições antes do início do Campeonato:

  1. a) Pesagem do barco completo.
  2. b) Checagem e marcação de mastro, retranca, pau, leme, bolina e dois jogos de velas.
  3. c) Conferencia do momento de inércia.

8.3 Além das verificações previstas nos itens acima, qualquer barco estará sujeito a verificações específicas, a qualquer tempo durante o evento.

  1. AVISOS AOS COMPETIDORES

Avisos aos competidores serão afixados no quadro oficial de avisos, localizado no prédio da Escola de Vela do YCB.

  1. ALTERAÇÕES NAS INSTRUÇÕES DE REGATA

Qualquer alteração nas Instruções de Regata será afixada pelo menos duas hora antes da primeira largada do dia em que entrarão em vigor, exceto alteração no programa de regatas que será afixado até uma hora após o prazo final do protesto do dia anterior ao dia em que terá efeito.

  1. SINAIS EM TERRA

Sinais em terra serão expostos no mastro de sinalização nas proximidades da rampa da vela.

Quando a bandeira RECON é exposta em terra, a primeira regata do dia está retardada. Quando a bandeira RECON for exposta em terra com um galhardete numérico, este significa o tempo mínimo do retardamento.  Alterando o quadro de sinalização do RRV ISAF 2013-2016, o sinal de atenção será feito não antes de 60 (sessenta) minutos depois deste sinal ser arriado, a menos que, naquele momento a regata seja novamente retardada ou anulada.

  1. BANDEIRA DA CLASSE

Logotipo Snipe em fundo branco.

  1. ÁREA DE REGATA

As regatas serão disputadas na Raia do Banco de Mar Grande ou Raia do Banco da Panela.

  1. PERCURSOS

14.1 Serão utilizados os do “Diagrama de Percursos do Livro Oficial de Regras da Classe Snipe”, mostrados no Anexo 1.

14.2 A sinalização do percurso (“O”, “T” ou “W”) será içada bandeira ou mostrado no quadro da CR, junto com a bandeira laranja acompanhada de um sinal sonoro.  Ficará exposta até 5 minutos depois do sinal de partida.

14.3 A “Regata de Abertura” terá o seguinte percurso: Largada em frente ao Yacht Clube da Bahia, percurso livre até uma marca de cor amarela, fundeada nas proximidades do “Morro do Cristo”, que deve ser montada pelo seu boreste, percurso livre até a linha de chegada em frente ao Yacht Clube da Bahia.

  1. SISTEMA DE PUNIÇÃO

Será aplicado o apêndice P.

  1. PONTUAÇÃO

16.1 Será aplicado o sistema de pontuação linear do Apêndice A das RRV.

16.2 É requerido que 4 (quatro) regatas sejam completadas para que se constitua a série.

16.3 a) Quando menos de 5 (cinco) regatas foram completadas, a pontuação do barco na série será a soma de suas pontuações em cada regata.

  1. b) Quando de 5 (cinco) a 7 (sete) regatas foram completadas, a pontuação do barco na série será a soma de suas pontuações em cada regata, excluindo-se seu pior resultado.
  2. c) Quando 8 (oito) ou mais regatas foram completadas, a pontuação do barco na série será a soma de suas pontuações em cada regata, excluindo-se seus dois piores resultados.

17. MARCAS

17.1      As marcas de percurso serão bóias infláveis de forma triangular de cor amarela.

17.2      As marcas de alteração de percurso serão infláveis de forma triangular e de cor laranja.

17.3      Alterando o RRV-ISAF, a marca de barlavento poderá ser colocada até o sinal de preparação da regata.

17.4      As marcas de partida e chegada serão boias infláveis de forma triangular e de cor vermelha, ou um barco da CR.

  1. PARTIDA

18.1 Cinco minutos antes do sinal de atenção a CR irá hastear uma bandeira laranja com um sinal sonoro.

18.2 Um barco que partir depois de decorridos 05 (cinco) minutos após seu sinal de partida será considerado como não tendo partido – DNS. Isto modifica a regra A4.

18.3 Uma embarcação da comissão de regatas ou de protestos com uma bandeira “1ª Substituta”, poderá passar a barlavento da flotilha em caso de chamada geral e isto significa: “A Comissão de Regatas sinalizou uma chamada geral. Os barcos devem retornar para a área de partida imediatamente”.

18.4 Se a bandeira U for hasteada como o sinal de preparação, nenhuma parte do casco de um barco, tripulação ou equipamento deve estar no triângulo formado pelas extremidades da linha de partida e a primeira marca no último minuto antes de seu sinal de partida. Se um barco infringe esta regra e for identificado, será desclassificado sem audiência, mas não se a regata for reiniciada ou adiada ou cancelada antes do sinal de partida. Isso muda a Regra 26 Largada e Regras de Regata 63.1. Quando a bandeira U for usada no sinal de preparação, a regra 29,1 , chamada individual não se aplica. A abreviatura de pontuação para uma bandeira U pena é UFD. Isso muda a regra A11 Abreviações de pontuação.

  1. MUDANÇA DA POSIÇÃO DA PRÓXIMA MARCA

19.1 Para mudar a posição da próxima perna do percurso, a Comissão de Regata poderá fundear uma nova marca (ou mover a linha de chegada) e remover a marca original tão logo quanto possível. Quando em uma subsequente mudança de percurso uma nova marca é substituída, a marca original poderá ser usada.

19.2 Exceto num portão, os barcos passarão entre o barco da Comissão de Regata que sinaliza a mudança de percurso e a marca que está nas proximidades, deixando a marca por bombordo e o barco por boreste. Isto modifica a regra 28.1.

  1. CHEGADA

A linha de chegada será entre dois barcos da CR, ou entre um barco da CR e uma marca de cor vermelha.

  1. SISTEMA DE PUNIÇÃO

Um barco que cumpriu punição ou retirou-se da regata pela regra 31.2 ou 44.1 deverá preencher um formulário atestando o fato, entregando-o na secretaria do evento no prazo de entrega de protestos.

  1. LIMITES DE TEMPO

22.1 O limite de tempo para o 1° colocado completar a 1ª perna será de 30 (trinta) minutos. Se nenhum barco passou pela marca 1 no seu tempo limite, a regata será anulada.

22.2 O primeiro colocado deverá completar o percurso em até 90 (noventa) minutos a contar do sinal de partida. O tempo objetivo (duração prevista para a regata) será de 50 (cinquenta) minutos. Uma falha em alcançar o tempo objetivo não será motivo para reparação. Isto altera a regra 62.1(a).

22.3 Serão considerados DNF, sem audiência, os barcos que não chegarem até 20 (vinte) minutos após a chegada do primeiro colocado. Isto modifica as regras 35 e A4 e A5.

  1. PROTESTOS E PEDIDOS DE REPARAÇÃO

Formulários de protestos estarão disponíveis na secretaria do evento. Protestos devem ser entregues no prazo de protestos especificado.

O prazo de protestos será de 60 (sessenta) minutos após a chegada da CR em terra.

Avisos aos competidores serão afixados até 30 (trinta) minutos depois de encerrado o prazo de protesto, a fim de informá-los do horário e local da audiência nas quais serão partes ou citados como testemunhas.

  1. MEDIDAS DE SEGURANÇA

Um barco que se retira de uma regata deve notificar a comissão de regata, ou a secretaria do evento tão logo que possível.

  1. SUBSTITUIÇÃO DE TRIPULANTES OU EQUIPAMENTO

25.1      Não será permitida substituição de competidores sem solicitação por escrito a Comissão de Regatas, antes do início das regatas do dia. No caso de troca de timoneiro, será considerado como nova inscrição.

25.2      Não será permitida substituição de equipamento danificado ou perdido sem autorização da comissão de regata. O pedido de substituição de equipamento deve ser feito à comissão na primeira oportunidade razoável.

  1. INSPEÇÃO DE EQUIPAMENTOS

A partir do momento em que o timoneiro coloca seu barco na água e até o momento em que o retira, todo o equipamento obrigatório previsto pela SCIRA deverá estar a bordo e em perfeitas condições de uso. A qualquer momento o barco poderá ser inspecionado pela CR. Em caso de descumprimento da apresentação do material o barco será penalizado com mais 05 (cinco) pontos sobre a pontuação da regata mais próxima.

  1. ISENÇÃO DE RESPONSABILIDADE

Os competidores participam da regata a seu próprio risco. Considere a Regra 4, Decisão de Competir. A Autoridade Organizadora não aceitará qualquer responsabilidade por danos materiais, físicos ou morte relacionados diretamente com a série de regatas e seus antecedentes, durante ou depois de completado o evento.

  1. DESCARTE DE LIXO

O lixo poderá ser colocado nos barcos de apoio ou barcos oficiais.

 

ANEXO 1

   PERCURSO TRIÂNGULO OLÍMPICO (BANDEIRA “O”)

 PERCURSO-TRIÂNGULO-OLÍMPICO-(BANDEIRA-“O”

TRIÂNGULAR (BANDEIRA “T”)

TRIÂNGULAR-(BANDEIRA-“T”)

PERCURSO BARLAVENTO SOTAVENTO (BANDEIRA “W”)

PERCURSO-BARLAVENTO-SOTAVENTO-(BANDEIRA-“W”)

Av. Sete de Setembro, 3252, Ladeira da Barra, Barra

Salvador - BA - CEP 40130-001

+55 (71) 2105 9111

16 e 68 (VHF)

Coordenadas: 12º 59.972’ S | 38º 31.848’ W

© 2017 Yacht Clube da Bahia.

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