O Yacht seta-titulo CAMPEONATO BAIANO DE TRIATHLON 2017 – REGULAMENTO

CAMPEONATO BAIANO DE TRIATHLON 2017 – REGULAMENTO

 

  1. OBJETIVO: 

Este regulamento estabelece as normas para a realização do II Yacht Biathlon 2017, e visa assegurar o nivelamento das competições sancionadas pela Federação Baiana de Triathlon, FEBATRI, e facilitar a promoção de competições de Biathlon no Estado da Bahia.

  1. APTIDÃO:

Estão aptos a disputar o título de Campeão Baiano de 2017, todos os atletas regularizados com a Federação Baiana de Triathlon, FEBATRI. Considera-se regularizado o atleta na seguinte situação: a Não possuir nenhuma tarifa pendente na Federação, seja anuidade, inscrição, multa ou qualquer outra obrigação a que esteja sujeito, conforme regimento interno da FEBATRI; b) não estar filiado a nenhuma Federação de outro estado, em qualquer modalidade, em 2017; c) não estar cumprindo nenhuma sanção disciplinar como suspensão, ou expulsão; d) não estar inscrito ou filiado em nenhuma associação não reconhecida pelos órgãos oficiais do desporto nacional.

  1. SAÚDE:

As competições de Biathlon são extenuantes e cabe aos atletas a responsabilidade por sua aptidão física e psicológica para realização de qualquer etapa do campeonato, assumindo todos os riscos assinando um termo de concordância presente na ficha de inscrição da competição que será válida para todo o ano de 2017.

Cada Etapa será realizada pela FEBATRI ou por outra Instituição que possua o “permit” desta Federação. Serão classificados no Ranking do Campeonato Baiano de Triathlon 2017 todos os atletas aptos que participarem de QUALQUER DAS ETAPAS.

O atleta pontuará no Ranking mesmo que haja desclassificação em alguma etapa do campeonato.

NÃO HAVERÁ DESCARTE DE PONTUAÇÃO PARA SOMATÓRIO DO CAMPEONATO EM NENHUMA DAS ETAPAS. O atleta fará parte do ranking com o somatório das etapas que ele efetivamente participou.

  1. LOCAL E HORÁRIO DAS COMPETIÇÕES:

As etapas do Campeonato Baiano de 2017 serão sempre disputadas em finais de semana.

4.1 – II Yacht Biathlon terá a saída na prainha (YCB) as 7:30h, chegada da natação, em frente a rampa do Forte Santa Maria.

  1. DISTÂNCIAS:

5.1 Kids – 400 metros de natação e 800 metros de corrida na areia;
5.2 Half – 750 metros de natação e 3km de corrida;
5.3 Principal  – 1,5 km de natação e 5km de corrida.

  1. INSCRIÇÕES:

As inscrições para o II Yacht Biathlon só será realizada na secretaria do Yacht Clube da Bahia das 8h as 18h até o dia 15 de setembro de 2017. Cada etapa do Campeonato Baiano de Triathlon 2017 deverão ser feitas perante o preenchimento de ficha adequada fornecida pela FEBATRI. Após a efetivação da inscrição o atleta da como sabida da existência e da concordância do regulamento.

A Febatri se reserva o direito de prorrogar a data das inscrições, mediante o pagamento de atraso, a ser definido em cada etapa.

  1. PREMIAÇÃO:

Cada categoria deverá premiar todos os atletas aptos que se classificarem até o 5° lugar na ELITE masculino e feminino, estes atletas receberão medalhas ou troféus e todos os atletas receberão medalhas de participação.

OBS:. A Febatri se reserva o direito de acrescentar troféus aos atletas de categoria mediante patrocínio. Os atletas que no final do ano conquistarem até a terceira colocação de suas categorias , farão parte da seleção baiana de triathlon e a representará nos campeonatos brasileiros de todas as distâncias mediante vagas disponíveis.

  1. CLASSIFICAÇÃO:

8.1. Individual:

Cada etapa pontuará os atletas na categoria elite da seguinte forma:

COLOCAÇÃO PONTOS COLOCAÇÃO PONTOS 1° lugar 100 16° lugar 18 2° lugar 85 17° lugar 17 3° lugar 75 18° lugar 16 4° lugar 70 19° lugar 15 5° lugar 65 20° lugar 14 6° lugar 60 21° lugar 13 7° lugar 55 22° lugar 12 8° lugar 50 23° lugar 11 9° lugar 45 24° lugar 10 10° lugar 40 25° lugar 9 11° lugar 35 26° lugar 8 12° lugar 30 27° lugar 7 13° lugar 25 28° lugar 6 14° lugar 20 29° lugar 5 15° lugar 19 30° lugar 4

Ao final de todas as etapas do Campeonato serão considerados os Campeões Baianos da ELITE Masculino e Feminino, seguidos do Vice e Terceiro lugares os atletas que obtiverem a maior soma de pontos dos seus resultados durante o Campeonato e receberão premiação de medalhas e troféus. Assim sendo também nas respectivas categorias.

A FEBATRI se reserva no direito de dar peso na pontuação em cada uma das etapas, de acordo com a data da prova a ser definida.

8.2 REVEZAMENTO:

1. Sexo único ou Misto – Os integrantes da equipe poderá ser do mesmo sexo ou de sexos distintos.

A categoria revezamento não conta ponto para o final do Campeonato Baiano de Triathlon 2017. A premiação desta modalidades será para as três primeiras equipes ou atletas.

8.3. CATEGORIA HALF:

A categoria half não conta ponto para o final do Campeonato Baiano de Triathlon 2017. A premiação desta modalidade será para os três primeiros atletas masculino e feminino.

  1. CONGRESSO TÉCNICO:

O Congresso Técnico é um evento obrigatório a atletas e será realizado anteriormente a cada etapa do campeonato.

9.1 – O congresso técnico do II Yacht Biathlon será realizado no dia 15 de setembro de 2017 as 18:30h no Yacht Clube da Bahia.

Presidirá o Congresso Técnico o Diretor técnico, e /ou administrativo ou ainda o presidente da Febatri, ou seu substituto, além de estarem presentes à mesa os membros da diretoria da FEBATRI, patrocinadores, autoridades coordenadores de arbitragem quando solicitados.

No Congresso Técnico serão esclarecidos todos os detalhes da competição, como: condições de percurso, atenção às regras, alterações do regulamento e conduta dos atletas. Ao final serão entregues os Kits de competição com: touca (se houver), camisa e convites para os cerimoniais (se houverem). No Congresso Técnico serão determinados e apresentados o percurso e as distâncias das provas.

O atleta que não participar do congresso técnico não terá direito de “protocolar “ recurso.

  1. ÁRBITROS:

São considerados árbitros da FEBATRI: o Diretor Técnico da FEBATRI (DT), o Coordenador de Arbitragem (CA), o Diretor da Prova (DP), e os Árbitros de Competição (AC) designados para a Natação, Transição, Corrida, Resultados, Segurança e Apoio.

Será formada a Comissão Disciplinar para situações especiais com os seguintes integrantes: Dois diretores, indicados pelo Presidente ou Substituto e um representante eleito dos atletas.

  1. CHECK IN:

O check in será realizado de 1:30 horas até 30 minutos anteriores a cada etapa, sendo de responsabilidade do atleta estar em condições para disputar cada etapa. Não será permitido ao atleta depois de feito o check in sair da área de transição e entrar novamente.

  1. TRANSIÇÃO:

No dia da Prova será permitida a entrega na área de transição do Kit de corrida composto por tênis e boné, tudo perfeitamente numerado. Após o check, o equipamento não poderá mais sair até o início e fim da etapa da prova, tendo que permanecer no seu box correspondente. O atleta deverá deixar a área de transição com a camisa do evento vestida, o número oficial a frente de maneira bem visível.

  1. NUMERAÇÃO:

A numeração do atleta será fornecida pela FEBATRI. O atleta é responsável pelo seu número.

Será permitida propaganda dos patrocinadores no uniforme do atleta apenas na premiação, não sendo permitido propagandas políticas ou abusos de linguagem. Atletas que transgredirem estas normas estarão sujeitos a advertência, desclassificação e/ou suspensão.

  1. UNIFORME E PROCEDIMENTO PARA CADA ETAPA:

14.1. NATAÇÃO:

Se a organização do Evento vier a fornecer uma touca, será obrigatório o uso apenas da touca do evento. O uso do óculos será opcional. Os atletas deverão nadar em trajes de banho com a numeração marcada em tinta pilot nos braços, costas e pernas (panturrilha e coxa) e ou adesivo fornecido pela organização. Não será permitido vestir a camiseta fora da área de transição.

14.2. CORRIDA:

Será permitido correr ou andar. Será sempre obrigatório o uso do tênis. O atleta deverá sair da área de transição com a camiseta do evento vestida e o tênis calçado. Será sempre obrigatório o uso da camiseta para os homens, deixando a numeração fornecida de forma visível, devendo ultrapassar a linha de chegada com a numeração. Não será permitido correr com o dorso nu.

Não será permitido acompanhamento por estranhos à organização (Desclassificação).

Serão oferecidos líquidos durante o percurso e ao final da competição. A responsabilidade de manter-se no percurso e da contagem de voltas é do atleta.

CONSIDERANDO A TEMPERATURA DE NOSSA CIDADE, SERÁ PERMITIDO QUE SE CORRA COM O TOP/MACAQUINHO COM O ZIPER ABERTO.

  1. RESULTADOS:

Todos os resultados finais devem ser pronunciados até 2 (duas) horas após o término de cada etapa com tempos finais de cada atleta, assim como sua classificação (ou desclassificação), com a solenidade de premiação sendo realizada em seguida.

15.1. RECURSOS:

Todo atleta poderá apresentar recurso contra o resultado de outro atleta, conforme o item 10º, através do representante dos atletas ou seu clube, no prazo máximo de até meia hora após divulgado o resultado, mediante preenchimento da ficha de recursos e o depósito no mesmo valor da taxa de inscrição (R$80,00). Se no julgamento o recurso for considerado procedente e deferido o valor do depósito será devolvido ao reclamante.

  1. GENERALIDADES:

STOP AN GO (ADVERTÊNCIA):

O atleta que for advertido com um “Stop and Go”, deverá:

Na natação/Corrida: Parar e aguardar por 30 segundos, até o árbitro autorizar sua movimentação.

O atleta advertido que não atender (seguir em frente), terá a possibilidade de parar em outra volta, mas até o termino da etapa ele não parar, será desclassificado.

A inscrição do atleta implica no total entendimento da forma de disputa da prova e do regulamento.

Os competidores deverão ser responsáveis pela compreensão e cumprimento do Regulamento da FEBATRI e da CBTri, mantendo durante todo o tempo conduta esportiva, responsabilizando-se pela sua própria segurança e dos outros competidores, tratando competidores, árbitros, voluntários e espectadores com respeito e cortesia e evitando o uso abusivo da linguagem.

Os árbitros terão autoridade para desclassificar qualquer competidor. Atitudes antiesportivas serão punidas com a desclassificação.

Todos os casos omissos serão julgados pelo Diretor da Prova, conforme Regras da CBTri. Em função da instabilidade econômica da entidade, a FEBATRI poderá alterar valores de inscrições, anuidades, filiações, multas, etc., a fim de corrigir possíveis distorções financeiras.

OBS: Não será permitido correr na contramão dos veículos, nem subir em calçadas, excetuando por determinação em Congresso Técnico.

Não será permitido auxílio externo durante a realização da prova.

O desempate ocorrerá pelo critério de confronto direto na ultima etapa realizada.

OS CASOS OMISSOS SERÃO JULGADOS E DECIDIDOS POR ESTA DIRETORIA COM UM REPRESENTANTE DOS ATLETAS.

Salvador, 01 de agosto de 2017.

Av. Sete de Setembro, 3252, Ladeira da Barra, Barra

Salvador - BA - CEP 40130-001

+55 (71) 2105 9111

16 e 68 (VHF)

Coordenadas: 12º 59.972’ S | 38º 31.848’ W

© 2017 Yacht Clube da Bahia.

New Tab