O Yacht seta-titulo Comunicado do Comodoro nº 19

Comunicado do Comodoro nº 19

Caros associados,

Acabamos de ter aprovadas as contas do nosso primeiro ano de gestão. Com pareceres de aprovação exarados pela auditoria externa e pelo Conselho Fiscal, as contas foram devidamente aprovadas pela instância maior do Clube, o Conselho Deliberativo, pela unanimidade. Nessa mesma reunião, todo o calendário social e esportivo também foi aprovado pela unanimidade dos conselheiros presentes. Em breve, todo o quadro social estará tomando ciência deste material, tanto o calendário quanto os aspectos relevantes das contas, sobre as quais faço as breves considerações.
Ao tomarmos posse, foram aproximadamente 120 dias para um mergulho profundo em todo o processo de gestão do nosso YCB. Encontramos boas práticas e ações muito positivas realizadas ao longo dos anos por diversas gestões que nos antecederam, o que nos proporcionou uma evolução e um crescimento nesse período.

No entanto, detectamos também que no âmbito administrativo, financeiro e de pessoal, muitas das práticas utilizadas não acompanharam a evolução e o crescimento do nosso Clube. Partimos então para operacionalizar soluções e modernizações, que tiveram que acontecer conjuntamente com a implementação e execução dos planos e ações da nossa nova gestão em diversas áreas ao longo do primeiro ano de trabalho. Imaginem, façam essa analogia que vou citar agora, “fazer uma grande reforma geral com obras na casa em que vivemos com toda a nossa família, tendo assumido um trabalho grandioso e bastante novo”, fazendo tal comparação dá para perceber que a tarefa não foi fácil, alguns consultores costumam usar o termo “consertar o avião em pleno voo e chegar seguro ao destino”, assim foi feito.

As demandas para ajustes e correções encontradas foram antecipadamente entregues à empresa de auditoria independente pela própria diretoria, que trabalhou conjuntamente com uma empresa de assessoria administrativa e financeira contratada especialmente para nos assessorar nesta missão: corrigir e modernizar.  Muitos problemas já foram totalmente resolvidos, outros em fase de solução, pois demandam algum tempo. O certo é que encaramos todos de frente e partimos para as soluções.

Paralelo a tudo isso, realizamos o maior volume de investimentos feitos no período de apenas um ano de trabalho na história dos 81 anos do YCB. Aumentamos o nosso patrimônio em quase 10%, incorporando definitivamente próximo de 6 mil metros quadrados de novas áreas ao nosso Clube e conseguimos, juntos, resolver problemas históricos e dar início a uma modernização que está sendo significativa para todo o nosso quadro social, gerando mais receita para a garantia do nosso desenvolvimento sustentável. Alguns desses investimentos geraram e outros ainda gerarão mais fontes de receitas ordinárias ao Clube, a exemplo da Academia, da ampliação da Sede Náutica e do futuro estacionamento.

Fomos obrigados também a colocar recursos significativos para manter e recuperar parte do nosso patrimônio, muita coisa sem manutenção e sem reformas adequadas há alguns anos, isso aumentou a vida útil remanescente de todos estes bens, o que contabilmente também deve constar entre os itens de investimentos. Muitas obras, muitas reformas, aquisições e aprimoramentos de sistemas, gerando mais segurança administrativa, financeira e contábil a exemplo dos controles de acesso biométricos e integração de sistemas de vendas com as baixas sincronizadas no controle de estoques na base do nosso sistema integrado de gestão empresarial (SAP), bem como um controle muito mais rigoroso em pessoal e principalmente em horas extras.

Seguimos firmes, estamos tranquilos, a parte mais cara e mais difícil dos consertos e ajustes já passou, nossas reservas estão seguras, nossos ganhos para o futuro assegurados, nossa administração focada no aprimoramento ainda maior de métodos e controles, bem como nos novos projetos que serão implementados com alternativas autossustentáveis. Ousamos com a máxima segurança, sem trazer nenhum prejuízo futuro ao Clube, não onerar o orçamento familiar dos nossos associados nesse momento difícil que atravessa a economia do nosso país e não aplicamos o aumento estatutário sempre repassado na mensalidade dos meses de julho , o qual só será repassado a partir da mensalidade de janeiro de 2017.

Paralelo a tudo isso, realizamos eventos esportivos e sociais da mais alta qualidade, cujo objetivo principal foi o de proporcionar momentos de esporte, cultura, lazer e muita diversão ao nosso quadro associativo de todas as idades, cumprindo com lealdade e determinação as finalidades apontadas em nosso estatuto, para as quais nossa agremiação foi fundada.

Caros associados, começamos a viver os seis meses mais vibrantes do nosso Yacht e da nossa cidade, entramos na estação  da Primavera e vem aí o Verão. Conclamo a todos a frequentar e curtir as nossas “Sextas no Yacht”, nosso II Festival Náutico de Salvador – que esse ano será aberta com um seminário internacional e que mais uma vez  faremos em parceria com a Prefeitura Municipal de Salvador, através da Secretaria de Turismo e da Saltur – , o nosso maravilhoso  Réveillon, as vibrações de todos os esportes, a nossa “Feijoada do Yacht” e o nosso baile “Recordar é Viver”, que fechará nossa programação de eventos do verão 2016/2017.

Vamos viver e curtir nosso Yacht nesses meses mágicos de muita praia e muito sol da nossa querida Bahia!

Um forte abraço a todos!

Marcelo Sacramento
Comodoro

Av. Sete de Setembro, 3252, Ladeira da Barra, Barra

Salvador - BA - CEP 40130-001

+55 (71) 2105 9111

16 e 68 (VHF)

Coordenadas: 12º 59.972’ S | 38º 31.848’ W

© 2017 Yacht Clube da Bahia.

New Tab

X