O Yacht seta-titulo Comunicado do Comodoro nº21

unnamed

Prezados associados,

O Yacht Clube da Bahia recebeu das mãos do presidente da Confederação Brasileira de Vela (CBVela), Marco Aurélio de Sá Ribeiro, o barco da classe 470 medalhista de bronze nos Jogos Olímpicos de Pequim-2008 com Fernanda Oliveira e Isabel Swan (primeira medalha olímpica de vela feminina do país). A cerimônia de entrega aconteceu no último sábado, 22, na Rosa dos Ventos do YCB. O valor estimado da embarcação é de R$200 mil.

Esta foi a primeira ação do convênio de cooperação mútua firmado em 23 de setembro de 2016, entre a CBVela e o YCB, que tornou o clube um dos cinco centros de referência da CBVela para formação de atletas de alto rendimento. O barco será destinado ao treinamento e formação de tripulação do Clube que busca protagonizar a primeira campanha olímpica da história do Yacht. Um passo de suma importância para o Clube nos quesitos formação de atletas, relacionamento com a CBVela e construção de uma sólida parceria com a entidade.

Não podemos deixar de registrar o excelente momento da vela no nosso Clube. O qual, destaco:

– Em menos de um ano, a Vela do Yacht conquistou dois títulos mundiais: Mateus Tavares e Gustavo Carvalho (campeões mundiais da classe Snipe/Setembro 2015) e Juliana Duque e Amanda Sento-Sé (campeãs mundiais femininas também na classe Snipe/agosto 2016);

– Em abril de 2016, conquistamos o título inédito de campeão sul-americano de Snipe com Rafael Martins e Juliana Duque. Além do inédito título de campeão brasileiro da classe Snipe com Mateus Tavares e Gustavo Carvalho; -Conquista de dois títulos de campeões brasileiros infantis de Optimist: Lucas Urmenyi (2015) e Ricardo Coutinho (2016);

– Classificação de cinco atletas na equipe brasileira que representou o país no Norte Americano de Optimist. Nesta competição, Lucas Urmenyi conquistou a 10ª colocação geral. Além disso, dos quatro melhores velejadores da equipe brasileira na competição, três foram do Yacht;

– Em 2015, levamos para a Copa da Juventude, a maior delegação da história do YCB. Na ocasião, fomos classificados como o terceiro melhor clube de veja jovem do país. Na edição 2016 da competição, nossos velejadores conquistaram o 1º lugar geral, classificando o clube como o melhor clube de vela jovem do país. E nessa mesma competição, os atletas Carlos Eduardo Lopes e Rafael Rizzato venceram na classe Hobie Cat 16 e irão representar o país no mundial da juventude, na Nova Zelândia, em dezembro desse ano.

Tais resultados só confirmam a qualidade do trabalho que vem sendo desenvolvido na base de vela do Clube, o que nos deixa orgulhosos e certos de que estamos no caminho certo para firmar o Yacht Clube da Bahia como um dos principais celeiros de velejadores de alto rendimento do país.

Agradecemos a CBVela, na pessoa do seu presidente Marco Aurélio, não apenas pela cessão do barco, mas também pela sensibilidade em descentralizar os investimentos na vela nacional, reconhecendo e investindo na força do velejador baiano. Agradecemos também pelo reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelo YCB e pela visão de construir conosco uma relação forte e fundamentada no espírito de parceria.

Não podemos deixar de agradecer aos nossos conselheiros pelo apoio fundamental dado à nossa diretoria em prol do desenvolvimento do esporte no Clube; aos nossos diretores pelo trabalho prestado; ao nosso Vice-Comodoro de Esportes, Antonio Bernardino Saback e ao Diretor de Vela e Presidente Eleito da Federação de Esportes Náuticos do Estado da Bahia – FENEB, Marcio Cruz, por compartilhar conosco sua experiência e conhecimento técnico acerca do esporte da vela; aos nossos associados e, em especial, aos velejadores e suas famílias, por estarem conosco construindo uma história de sucesso na vela do Yacht e aos colaboradores do YCB pela dedicação e atenção para com os nossos atletas.