O Yacht seta-titulo Comunicado do Comodoro nº22

Comunicado do Comodoro n° 22

Um dos temas mais sensíveis da oferta de serviços do nosso Clube é o nosso bar. Sobre ele dedicarei este comunicado, fazendo um grande esforço para tentar mostrar como se trata de uma operação delicada e muito específica.

Este é um assunto muitíssimo complexo. A grande maioria dos associados do YCB pensa que boa parte dos custos do bar estão cobertos pelas mensalidades. Esta é uma interpretação por muitos difundida e que está completamente equivocada em relação à realidade do plano de contas e do orçamento do Yacht.

Nas despesas do bar estão alocados todos os impostos, além de custos de água, luz, depreciação, IPTU, funcionários, horas extras, transporte, enfim, tudo inerente às despesas. Estamos entre os bares da Bahia e do Brasil que recolhem impostos sobre 100% do que vendem e que pagam 100% de gorjeta legal sobre tudo o que arrecadam, sem absolutamente nada, nenhum centavo que não seja rigorosamente contabilizado.

Nossos preços estavam sem alinhamento há quase dois anos e, na condição econômica de reajustes de preços de alimentos e bebidas no país (inclusive algumas bebidas com aumento de impostos), tivemos que fazer alguns ajustes no cardápio. Mesmo assim, nossos preços ainda são menores com relação à maioria dos bares e restaurantes, nossos produtos são de excelente qualidade e ainda temos infraestrutura e localização invejáveis.

Vender com o preço errado e termos prejuízo na operação do bar significa que muitos comeram e beberam e todos pagaram, que muitos comerão e beberão e todos pagarão.

Já no quesito atendimento, em qualquer bar do mundo, quando o local está lotado, o responsável coloca a placa na porta ” Lotado “. No bar do Yacht não podemos fazer isso, todos que chegam devem ser atendidos. O associado tem o entendimento que é “dono”, sendo duplamente mais exigente, pede para trocar a guarnição do prato X pela do prato Y, em pleno domingo de verão – às 14 horas – e quer ser atendido em menos de 15 minutos. Temos quase meio quilômetro de extensão, um cardápio imenso para atender até 2.000 pessoas de uma só vez, com pico de pedidos em apenas 3 a 4 horas de serviço em média – das 12h às 16h. Para dificultar ainda mais, é muito comum a solicitação por parte dos associados de abertura de várias contas numa mesma mesa. São muitas e muitas as características que só aqueles que já passaram pela gestão são capazes de entender na sua plenitude.

Estamos trabalhando muito para melhorar e já conseguimos grandes avanços. Claro que jamais conseguiremos 100% de acertos, mas queremos agradar a maior parte de associados possível. Sirenes de chamadas com relógios para os garçons foram implantadas no verão passado, para este verão, mais sirenes foram compradas, duas novas praças de alimentação estão sendo implementadas – uma ao lado do Bar Sede e outra, próximo ao Estaleiro – e estaremos iniciando os testes com os pedidos por meio de tablets. Também foi implantado um novo serviço de Wi-Fi.

Sei que estamos num momento que ninguém quer mais despesas, ninguém quer ter que pagar nada mais caro, com razão, porém, estamos no Brasil, vivendo uma das piores crises da nossa história e manter uma estrutura desta dimensão demanda atenção e cuidados redobrados.

Neste momento difícil e de crise, tivemos a coragem de não praticar por seis meses o histórico aumento da mensalidade e pouquíssimos associados nos procuraram para agradecer o esforço de ajuste no orçamento do Clube para proporcionar esta concessão, mas temos convicção que muitos reconheceram tal esforço. Nesta certeza, de que estamos fazendo o correto e, acima de tudo, defendendo e protegendo a integridade da nossa instituição, é que seguimos em frente, sempre juntos.

Forte abraço,