Notícias

Postado em: 14/10/2015

Nasce a Classe HPE 25 na Bahia!

O primeiro Campeonato Baiano da Classe HPE 25 foi realizado no Yacht Clube da Bahia e marca uma nova fase do esporte no estado. O campeonato já nasceu com todos os pré-requisitos técnicos exigidos para um campeonato de Vela.  Na noite da última quinta-feira (8) foi realizada uma reunião de comandantes, com a presença de representantes de todas as embarcações inscritas, em que foram discutidos, dentre outros assuntos, a instrução de regata, as regras da classe e o formato da competição.

A série de três regatas foi iniciada na sexta-feira (9), com tempo nublado e ventos que variavam de 12 a 18 nós. Largadas cautelosas predominaram nessa primeira série, com poucos barcos escapando na última regata. O barco Lasquinê, do comandante Leonardo Chicourel, do Aratu Iate Clube, largou na frente com duas vitórias e um segundo lugar, sendo seguido pelo barco Fuguinha do comandante Otávio Cravo, também do AIC. Com clima de muita amizade, no final do dia, um evento de confraternização foi oferecido pelo clube.

I Campeonato Baiano da Classe HPE 25

No sábado (10), foi realizada a regata longa da série. Uma prova que se mostrou altamente técnica, com alternância de posições, prazerosa e de visual exuberante, passando por pontos conhecidos da cidade de Salvador. O grande vencedor foi o barco Fuguinha, que depois de aproximadamente 14 milhas, terminou em duas horas, trinta e dois minutos e trinta segundos, seguido do veleiro Blitz, do comandante Marcos Leão, do Yacht Clube da Bahia, que chegou apenas vinte e quatro segundos atrás. Mais uma vez, os competidores participaram ao final do dia de um encontro para comemorar mais essa etapa do campeonato.

E enfim chegou o terceiro e último dia, com os barcos Fuguinha, Lasquinê e Blitz lutando pelo título de primeiro Campeão Baiano da Classe HPE 25. Na primeira regata de uma série de três a serem corridas, o veleiro Blitz venceu e o campeonato pegou fogo. Àquela altura, qualquer um dos três barcos teriam reais chances de conquistar o título.

Com um dia que iniciou com ventos de 10 a 12 nós, os barcos enfrentaram um cenário de baixo grau de dificuldades nas suas manobras, porém como tudo no mar não é uma certeza, o vento foi aumentando, chegando a 18 nós e consagrando o excelente entrosamento da tripulação do veleiro Fuguinha, que levou a segunda regata do dia. Praticamente campeões, era o barco a ser batido na terceira e última regata da série, porém nada estava garantido. Largando de maneira conservadora, o Fuguinha ficou para trás e via seu título escapar pelas mãos. Yansã, Orixá dos ventos que reside na Bahia, não quis facilitar com nenhum velejador e resolveu apimentar a competição, mandando ventos que variavam de 18 a 28 nós. Olokum, Orixá senhor do mar, também resolveu se pronunciar e fez com que o mar ficasse agitado no Banco de Santo Antônio, criando ondas que chegaram a três metros de altura. Com muita habilidade marinheira, o veleiro Fuguinha, nas últimas duas pernas da regata, passou de terceiro para primeiro, ultrapassando a linha de chegada, literalmente, planando e surfando as ondas.

Nasceu aí o primeiro Campeão Baiano de classe HPE 25, o veleiro Fuguinha, com seu comandante Otávio Cravo e seus tripulantes André Ubinha, Fabio Harkot, Philippe Araujo e Alvaro Castro. O vice-campeão foi o veleiro Lasquinê, de Leonardo Chicourel e o terceiro colocado, o veleiro Blitz.

Mais uma vez, o Yacht Clube da Bahia sedia e apoia um grande campeonato, oferecendo sua excelente estrutura, incentivando uma classe de veleiros que só tende a crescer na Bahia. Com direito a um belo jantar, foi realizada a noite a entrega de prêmios aos vencedores.

Resultados:

Pos. Barco Comandante Clube
Fuguinha Otávio Cravo AIC
Lasquinê Leonardo Chicourel AIC
Blitz Marcos Leão YCB
Jack Sparrow Fleury Filho AIC
Periquito Matheus Fainsten YCB

 
Premiação do I Campeonato Baiano da Classe HPE 25

Veja também

Postado em: 21/02/2019

Bailinho de Carnaval do Yacht animou a garotada

Patati Patatá e Gilmelândia animaram a festa de carnaval infantil do clube. Veja clicks!

Postado em: 21/02/2019

Projeto Vida Ativa visita o Hotel Fasano

Participantes tiveram um dia muito especial no Hotel Fasano. Veja os cliques!

Av. Sete de Setembro, 3252, Ladeira da Barra, Barra

Salvador - BA - CEP 40130-001

+55 (71) 2105 9111

16 e 68 (VHF)

Coordenadas: 12º 59.972’ S | 38º 31.848’ W

© 2017 Yacht Clube da Bahia.

New Tab