+ - contraste

Notícias

Postado em: 06/07/2020

Natação do Yacht passa por qualificação de alto nível

Há seis meses, o departamento de Natação do Yacht Clube da Bahia iniciou um trabalho de reestruturação e de qualificação com toda a equipe de treinadores, conduzido por Fernando Possenti, eleito o melhor técnico do país pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB) em 2018. E os resultados já são muito promissores.

Atualmente treinador dos baianos Allan do Carmo – atleta federado pelo Yacht – e Ana Marcela Cunha, dois dos principais nadadores do Brasil, Possenti acredita que o departamento de Natação do Yacht venha a se tornar uma referência dentro e fora do clube. Para tal, o trabalho vem sendo desenvolvido em etapas.

De início, levantou-se os principais valores da equipe e identificou-se as principais características dos alunos e atletas, bem como os critérios de mudanças de nível, desde a escolinha até a equipe de competição. O objetivo foi dar identidade ao clube com relação aos parâmetros técnicos.

fernando-possenti-060720-400

Integração

Posteriormente, foi feita a integração entre preparação física, psicologia e equipe multidisciplinar, até chegar ao treinamento, montagem de macrociclo e integração de calendário à área administrativa, para que a logística das competições fique mais facilitada e organizada.

Um dos principais ganhos foi o monitoramento e o controle de dados sobre os treinos de todos os alunos e atletas. “Foi a criação de uma maneira de trabalho de microciclo único, para que todos consigam enxergar exatamente qual é o propósito de cada treino”, explica Possenti.

Assim, foi criado um mapa para que a equipe visualize em que nível estão os alunos e o que falta para que eles avancem. “Hoje, os treinadores têm tudo isso de bate-pronto, é só buscar entre os mais de 70 documentos digitais produzidos, a exemplo de planejamento, calendário, critérios e nado, todos segmentados por área”, detalha.

equipe-natacao-060720a-400

Entre os melhores

Técnico principal da Natação do Yacht, Ricardo Santana diz que é grande a expectativa de toda a equipe para se colocar em prática os resultados do trabalho desenvolvido ao lado de Fernando Possenti. “Sempre quisemos estar entre os melhores em nível técnico, então as expectativas são as melhores possíveis, visto que a gente vem trabalhando e estudando bastante durante esse período”, explica.

Ele destaca o trabalho que vem sendo feito com todos os professores e equipe multidisciplinar no intuito de profissionalizá-lo ainda mais, trazendo-o para um nível mais elevado e com eficiência dos métodos. “Fez com que a gente focasse nessas questões estruturais e os estudos estão bem avançados”, completa.

As expectativas são compartilhadas por Patrícia Brito, responsável pela escola de Natação do Yacht, que destaca a apresentação de um trabalho organizado e coeso, para que toda a comunidade aquática do clube, pais e associados percebam a diferença da natação antes e pós pandemia.

equipe-natacao-060720b-400

Mesma sintonia

Ela aponta o momento em que os professores, desde a Escola de Natação e toda a equipe técnica, juntamente com os profissionais de Preparação Física, estão todos numa mesma sintonia, realizando uma metodologia aprimorada para toda a natação do Yacht. “Com a união e interação da equipe técnica, professores, alunos, pais e atletas, poderemos, ao longo de um certo período, dar bons frutos, através da confiança no trabalho que será desenvolvido”.

A professora também cita como essencial para o sucesso do trabalho o apoio da diretoria, gerência, coordenação e do CBC (Comitê Brasileiro de Clubes) “Tudo tenderá para o rumo certo”, conclui.

Veja também

Postado em: 04/08/2020

Yacht segue com 19 atletas para Semana Internacional do RJ

O Yacht Clube da Bahia segue com 19 atletas para competirem na 33ª Semana Internacional do Rio de Janeiro, que acontece entre 5 e 7 de setembro. A competição é organizada pelo Iate Clube do Rio de Janeiro e reúne as classes Olímpicas, Pan-americanas, da Juventude e Optimist. O Yacht vai competir com 8 atletas […]

Postado em: 04/08/2020

Veleiro e Bar Sede rumo à excelência no atendimento

A utilização do Net Promoter Score (NPS), ferramenta que mede o grau de satisfação do cliente, tem sido essencial para a melhoria na qualidade do serviço de diversas áreas do Yacht, a exemplo do Restaurante Veleiro e do Bar Sede. Ao analisar a resposta do público sobre o atendimento de ambos, e realizar melhorias com […]

Av. Sete de Setembro, 3252, Ladeira da Barra, Barra

Salvador - BA - CEP 40130-001

+55 (71) 2105 9111

16 e 68 (VHF)

Coordenadas: 12º 59.972’ S | 38º 31.848’ W

© 2017 Yacht Clube da Bahia.

New Tab