Em parceria com a equipe da casa, Tavares vai analisar todos os processos e propor melhorias para a Escola de Vela, Vela Jovem, o Optimist, Snipe, Dingue, Laser e a Vela de alto rendimento. “Vamos preservar muita coisa boa que vem sendo feita e propor melhorias no que pode ser melhorado. Deixaremos tudo documentado para que os processos sejam cumpridos, respeitados e funcionem”, detalha.
A consultoria já teve início e é dividida em 15 módulos. Envolve professores, coordenadores, equipe técnica e operacional, a gerência geral de Esportes e equipe de preparação física. “É um trabalho longo, mas já nas primeiras reuniões que fizemos posso dizer que a participação e aceitação dos profissionais envolvidos tem sido muito boa”, comemora Mateus.

Potencial – Contando na sua história com títulos mundiais, sul-americanos, medalhas pan-americanas, títulos nacionais e regionais, o Yacht tem um enorme potencial na Vela nacional, na visão de Mateus Tavares. Ele destaca a excelente condição geográfica e climática do Clube, a boa qualidade das raias e o importantíssimo apoio do Comitê Brasileiro de Clubes (CBC) no Programa de Formação de Atletas.
“Tudo isso proporciona excelentes condições para os velejadores e o corpo técnico. Por isso, temos tudo para concorrer com os grandes clubes do sul e sudeste do país. Mas precisamos trabalhar melhor a nossa base, que ainda é pequena. É um aspecto para o qual vamos dar bastante atenção na consultoria, a fim de solidificar e ratificar esse potencial”, conclui.
Bicampeão brasileiro e mundial da classe Snipe, e vice-campeão brasileiro da classe Laser, Mateus conhece muito bem o Clube. Atleta YCB, ele já foi diretor, professor da Escola de Vela, técnico e, recentemente, ministrou clínicas para jovens atletas.