Eleito por cinco vezes o melhor técnico de maratonas aquáticas do mundo, Fernando Possenti concedeu entrevista ao site do YCB e comentou sobre os resultados do primeiro ano de consultoria no YCB.
Ele desenvolveu um
trabalho de qualificação de toda a equipe técnica da natação e o Clube já colhe os primeiros frutos. Segundo Possenti, o associado que quiser nadar em alto rendimento tem no YCB toda a estrutura necessária. “Poucos clubes do Nordeste têm a estrutura física e de quadro técnico que o YCB oferece”, afirma o treinador. Confira a entrevista:
Site do YCB – Próximo de completarmos um ano de trabalho em conjunto, quais as principais conquistas e os principais avanços que você aponta na Natação do YCB, especialmente nos trabalhos desenvolvidos na escola de Natação e com os atletas de competição?Fernando Possenti – Foi uma estruturação de onde se quer chegar. De que maneira se nada hoje em dia (no YCB) e com qual técnica? Como é que a gente vai ensinar essa técnica na escolinha para que os alunos tenham oportunidades de serem atletas profissionais ou de alto nível, se assim quiserem? Como é que se estrutura o treinamento e se dividem as obrigações do departamento? Como se faz a interação entre o departamento de Natação e o administrativo para que as ações fluam dentro de um cronograma viável para o Clube e os atletas, e eles tenham competições mais bem planejadas? Até a parte mais específica de fisiologia de treinamento, periodização, tudo isso a gente caminhou e evoluiu bastante, permitindo que o YCB – e essa é a parte mais importante – abra um leque de opções para quem queira nadar. Hoje, quem quiser nadar em alto rendimento, seja em provas de velocidade, meio-fundo ou fundo-maratona, tem profissionais capacitados para montar um programa de treinamento no qual esse atleta vai ter êxito. E o aluno que se inscrever na escolinha vai ter condições técnicas e físicas para chegar, um dia, a competir pelo YCB. Então, foi um avanço completo que vai nos ajudar daqui pra frente a aumentar a formação das pratas da casa e também a incomodar o cenário nacional com resultados bem expressivos.
O atleta YCB Allan do Carmo e Fernando Possenti
YCB – Quando conversamos em julho, você citou como um dos objetivos colocar a natação do YCB como referência dentro e fora do Clube. Em comparação às principais agremiações esportivas do país, em qual estágio se encontra a natação do YCB hoje?Possenti – Dentro do cenário nacional de hoje, a Natação do YCB é 100% diferenciada no Nordeste. Poucos clubes da região têm a estrutura física e de quadro técnico para oferecer ao atleta as condições de evolução que o YCB oferece. Quando você pensa em nível nacional, você tem realmente que optar por qual vai ser a estratégia do clube. Tecnicamente, ele não deixa a desejar em nada aos grandes clubes. Porém, no objetivo de ter atletas referência, que tenham resultados expressivos, que cheguem à Seleção Brasileira, o Clube não vai ter uma (grande) quantidade desses atletas para disputar em termos de pontuação. A ideia não é inflar e encher a equipe do YCB pra disputar com esses grandes clubes, porque você precisa de volume de atletas. A ideia não é quantidade, mas qualidade. Ter atletas extremamente qualificados, que sejam pódio, pontuem nas suas provas e estejam aí participando da Seleção. Então, o YCB se encontra hoje nesse nível de produzir esses atletas exponentes.
YCB – Nas equipes de competição do Clube, quais atletas você destaca hoje com futuro promissor na natação brasileira?Possenti – O Clube está formando atletas que são promessas para a Natação brasileira e que vão virar realidade muito em breve. Mas dentre eles, claro, a Celine Bispo é uma das atletas que já têm projeção nacional e que, muito em breve, vai ter projeção no Absoluto, ou seja, fora da categoria dela, disputando campeonatos com os atletas mais velhos.
YCB – Quais os próximos passos para a Natação do YCB em 2021?Possenti – Consolidar tudo o que foi aprendido. Você recebe o conhecimento e tem que aplicá-lo, colocá-lo em prática, e a equipe continuar funcionando como uma engrenagem. Um colaborando com a área e o trabalho do outro, sabendo da interdependência que eles têm. A gente depende de uma escolinha qualificada para ter um treinamento com atletas tecnicamente bons, para ter uma preparação física que colabore com esse treinamento e gere performances melhores. Em 2021, acredito que teremos resultados ainda melhores dos que tivemos em 2020.
YCB – Deixe uma mensagem para o associado e os atletas do YCB para esse final de ano.Possenti – Minha mensagem final para o associado e o atleta do YCB é que eles continuem se enxergando como pessoas diferenciadas. O associado é diferenciado por promover, incentivar e manter essa visão de que o Clube é formador de grandes atletas. Isso já torna esse associado um associado diferenciado, que entende a importância do esporte e do esporte de alto rendimento dentro do Clube. E para os atletas, que eles se dediquem ao máximo e tenham consciência do privilégio que é estar num clube que proporciona isso. Espero que todo mundo tenha um fim de ano bom e que sonhem bem alto para 2021.